13/04/2021

Detalhes:

Nome ABRAMEDE Fone 51 3094.2777 Email abramede2020@luizbasso.com.br

Agenda

Data:

Segmento:

  • Saúde
  • Medicina de Emergência
  • Enfermagem de Emergência

ABRAMEDE 2021

Os sistemas de atenção às emergências desempenham um papel vital na assistência em saúde de um país, fornecendo atendimento imediato e servindo como uma importante porta de entrada do sistema. Utilizar o atendimento de emergência como uma infraestrutura de entrega compartilhada apresenta oportunidades para aumentar a eficiência não apenas no tratamento de condições sensíveis ao tempo, mas também na prevenção secundária, por sua capacidade de promover a detecção precoce de doenças e aprimorar a coordenação do atendimento. O atendimento de emergência exerce uma posição crítica como um ponto de acesso ao sistema de saúde e suas principais conexões com o atendimento longitudinal e integral.

Muitos países em desenvolvimento lutam para fornecer atendimento médico de emergência e carecem de infraestrutura e treinamento adequado das suas equipes multiprofissionais. No Brasil, a medicina de emergência foi recentemente reconhecida como especialidade médica, sendo estabelecidos vários programas de treinamento. Não só na área médica, mas programas de residência multiprofissional também têm sido criados, o que agrega muito valor ao atendimento multidisciplinar. A ABRAMEDE tem tomado medidas para desenvolver a Medicina de Emergência como uma especialidade, concentrando-se no desenvolvimento humano por meio da educação e treinamentos e no fortalecimento de políticas públicas para a área.

O tema central deste congresso é “Perspectivas Globais da Medicina de Emergência”. Vários desafios globais são compartilhados por nós, como a educação em medicina de emergência, a superlotação dos departamentos de emergência, a assistência em saúde em locais com recursos escassos ou a falta de profissionais qualificados em áreas remotas. Neste congresso, vários destes temas serão abordados por referências mundiais, regionais e locais, sendo uma grande oportunidade de nos educarmos, discutirmos e aprendermos soluções inovadoras para uma melhor atenção às emergências. Não perca esta oportunidade de aprender e interagir com lideranças internacionais e nacionais.